Noticias

Parcerias: TUIST, a tuna do IST

Imbuída no espírito de defesa das tradições académicas, a T.U.I.S.T. tem como objectivo contagiar o maior número de pessoas com o seu espírito e a sua música, elevando sempre bem alto o nomes e o prestígio da sua escola e da sua cidade.

TUIST

TUIST

A Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico fez a sua estreia oficial no dia 20 de Março de 1993 durante o I TUIST – Festival Internacional de Tunas Universitárias do IST, que decorreu nesse ano, em jeito de arraial, na própria Alameda do Instituto.

Fruto do seu percurso, a T.U.I.S.T. é agora uma Instituição que se orgulha do seu passado e que assenta as suas bases de conduta na sua memória histórica tendo, para o efeito, levado finalmente a cabo a sua constituição enquanto Associação, dotando-se assim de um estatuto adequado com a sua natureza, projectos e ambições.

Desde a sua estreia, a T.U.I.S.T. registou uma grande evolução, para a qual contribuíram sem dúvida a dedicação e o empenho com que preparam cada uma das suas muitas actuações. Não será demais referir as centenas de pessoas amigas que, identificando-se com o que a TUIST materializa, nos têm apoiado e motivado ao longo dos anos. Não é pois de estranhar que, para além do seu capital histórico, a T.U.I.S.T. mantenha os mesmos padrões de comportamento continuando assim a ser reconhecida como uma das mais conceituadas tunas do nosso país.

Entre estudantes, engenheiros, licenciados, mestrados e doutorados, a TUIST conta já com cerca de 150 elementos que, mesmo após terminarem os seus cursos, mantém uma forte relação com o grupo. É pois, desta experiência e saber acumulado, que a TUIST se recria constantemente, mantendo um coerente e sempre saudável respeito pelas suas origens, tradições e pelas entidades que representa, não esquecendo e privilegiando a inovação e a irreverência das novas gerações.

Imbuída no espírito de defesa das tradições académicas, a T.U.I.S.T. tem como objectivo contagiar o maior número de pessoas com o seu espírito e a sua música, elevando sempre bem alto o nomes e o prestígio da sua escola e da sua cidade.

Revelando um forte instinto migrante, normalmente característico destes agrupamentos, a T.U.I.S.T. regista já inúmeras presenças em variados eventos de norte a sul do país, bem como algumas digressões pelo estrangeiro, (Espanha, França, Holanda, Peru, Venezuela, Estados Unidos da América e Alemanha) enaltecendo sempre o nome do seu Instituto, da sua Academia e da Cidade de Lisboa.

Desde cedo que a Tuna Universitária do IST se tornou conhecida pela originalidade das suas actuações, em que a música e o humor se conjugam num todo verdadeiramente característico, facto este que lhe proporcionou a presença em alguns dos mais importantes Festivais Internacionais de Tunas, tendo-lhe sido reconhecida essa faceta, no palco e fora dele, com diversas distinções.

Contando com o espírito de empreendorismo e primando por modelos de excelência próprios do nosso Instituto, organiza na data do seu aniversário o TUIST – Festival Internacional de Tunas Universitárias do IST, cada vez mais identificado como um evento da Cidade de Lisboa e reconhecido nacional e internacionalmente como um dos mais importantes festivais, e do qual resultaram já dois CD duplos comemorativos das suas 2ª e 3ª edições, tendo o primeiro sido reconhecido com o galardão Disco de Prata.

Todos os anos, a T.U.I.S.T. recebe novos elementos na expetativa de alargar as suas fileiras, e inicia uma nova jornada de aprendizagem e experiência cultural e social daqueles que partilhem, tal como nós, o gosto pelo Convívio, pelo Espírito Académico e sobretudo pela Música!